Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura
apresentam

CopaFest 1

destaque-copafest1b

A inspiração do CopaFest vem das décadas de 1950 e 1960, quando o Beco das Garrafas e Copacabana fervilhavam com o nascimento da bossa nova e do sambajazz. Em sua primeira edição, o festival contou com grandes intérpretes desta geração. A grande atração foi a dupla de gigantes da música brasileira, João Donato e Paulo Moura, que reuniu o choro, o samba, a gafieira e o jazz em um show único e inesquecível.

Paulinho Trompete também reviveu os tempos de Beco das Garrafas com a Banda Sambop, formada por Hamleto Stamato (piano), Ney Conceição (contrabaixo), Widor Santiago (saxofone) e Erivelton Silva (bateria). O nome Sambop traduz com fidelidade a síntese entre o samba e o jazz.

O pianista carioca David Feldman – um estudioso seguidor do som do Beco das Garrafas – encantou o público com releituras de compositores como Durval Ferreira, João Donato, Johnny Alf, Tom Jobim e Vinícius de Moraes, com direito a participação especial do jovem gaitista Gabriel Grossi.

O multi-instrumentista Zé Luis, diretor musical de Bebel Gilberto, com participação em mais de 300 discos na bagagem, tocou com a Banda Magnética, formada por nove jovens talentos da musica instrumental reunidos especialmente para o CopaFest. Eles apresentaram releituras instrumentais, com arranjos de Zé Luis, para os clássicos de Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso, Hermeto Pascoal e Gilberto Gil.

E o Pagode Jazz Sardinha´s Club deu continuidade à mistura musical do CopaFest. Banda vencedora do Prêmio TIM de Música Brasileira 2004 como Melhor Grupo Instrumental, criou novas formas de composição com talento, técnica e malandragem.

Sem deixar o público do CopaFest descansar, o coletivo Vinil é Arte esquentou a pista antes, durante e depois dos shows com seus DJs residentes.

Para encerrar o festival, um show de alguém que viu o movimento começar. Osmar Milito, que iniciou sua carreira no Beco das Garrafas em meados de 1964, retornou para uma noite de gala no Copacabana Palace.


Notice: unserialize(): Error at offset 0 of 185 bytes in /var/www/vhosts/copafest.com.br/httpdocs/copafest5/wp-content/themes/copafest6/phpflickr/phpFlickr.php on line 301

Vídeos relacionados

Todos os vídeos desta edição