Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura
apresentam

CopaFest 1

destaque-copafest1b

A inspiração do CopaFest vem das décadas de 1950 e 1960, quando o Beco das Garrafas e Copacabana fervilhavam com o nascimento da bossa nova e do sambajazz. Em sua primeira edição, o festival contou com grandes intérpretes desta geração. A grande atração foi a dupla de gigantes da música brasileira, João Donato e Paulo Moura, que reuniu o choro, o samba, a gafieira e o jazz em um show único e inesquecível.

Paulinho Trompete também reviveu os tempos de Beco das Garrafas com a Banda Sambop, formada por Hamleto Stamato (piano), Ney Conceição (contrabaixo), Widor Santiago (saxofone) e Erivelton Silva (bateria). O nome Sambop traduz com fidelidade a síntese entre o samba e o jazz.

O pianista carioca David Feldman – um estudioso seguidor do som do Beco das Garrafas – encantou o público com releituras de compositores como Durval Ferreira, João Donato, Johnny Alf, Tom Jobim e Vinícius de Moraes, com direito a participação especial do jovem gaitista Gabriel Grossi.

O multi-instrumentista Zé Luis, diretor musical de Bebel Gilberto, com participação em mais de 300 discos na bagagem, tocou com a Banda Magnética, formada por nove jovens talentos da musica instrumental reunidos especialmente para o CopaFest. Eles apresentaram releituras instrumentais, com arranjos de Zé Luis, para os clássicos de Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso, Hermeto Pascoal e Gilberto Gil.

E o Pagode Jazz Sardinha´s Club deu continuidade à mistura musical do CopaFest. Banda vencedora do Prêmio TIM de Música Brasileira 2004 como Melhor Grupo Instrumental, criou novas formas de composição com talento, técnica e malandragem.

Sem deixar o público do CopaFest descansar, o coletivo Vinil é Arte esquentou a pista antes, durante e depois dos shows com seus DJs residentes.

Para encerrar o festival, um show de alguém que viu o movimento começar. Osmar Milito, que iniciou sua carreira no Beco das Garrafas em meados de 1964, retornou para uma noite de gala no Copacabana Palace.

Vídeos relacionados

Todos os vídeos desta edição